Impermeabilização de lajes

Impermebilize lajes, terraços, varandas, pisos, banheiros, cozinhas, baldrames ou telhados de fibro cimento e concreto com ou sem a utilização de reforço têxtil (telas ou geotecido).

CUIDADOS NA APLICAÇÃOAntes da aplicação é necessário efetuar o preparo do substrato, segue alguns cuidados necessários:
Local da aplicação: é necessário que o local esteja sem partículas soltas (poeira), limpo, sem empoçamento, sem trincas e sem grandes imperfeições, caso isso ocorra, verificar o tratamento no campo Recomendações Especiais.
Limpeza: lavar e/ou varrer o local, removendo toda sujeira, substância ou partículas soltas existentes. Para facilitar a limpeza e ganhar agilidade, recomendamos hidrojatear o local (lavar com VAP), executando uma limpeza segura e fácil, eliminando partículas soltas e sujeira impregnada. Caso o local tenha sido lavado, aguardar pelo menos 48 horas para secagem do local.
Arredondamento dos cantos: nos cantos e arestas, recomendamos o abaulamento (chamado de meia-cana), utilizando argamassa. Após este procedimento aguardar 7 dias para cura, por ser um produto cimenticio.
Para se obter velocidade de execução neste procedimento recomendamos utilizar o BAUTECH RAPDEZ que é uma argamassa à base cimento especial que seca rapidamente, reduzindo o tempo de espera para 24 horas de cura.
Outro produto recomendado para facilitar o tratamento das arestas e cantos, tendo a liberação imediata após o uso, chama-se BAUTECH FITA TRINCA, que é uma fita adesiva que oferece praticidade e facilidade de aplicação.
Tubulações: reforçar a tubulações utilizando, tela de poliéster e o BAUTECH MANTA LÍQUIDA como adesivo. Para isto basta aplicar BAUTECH MANTA LÍQUIDA em volta do ralo e com produto ainda úmido, colar a tela de poliéster, após o produto secar, aplicar mais 1 demão selando o local. Para obter facilidade, rapidez e praticidade nesta aplicação, recomendamos a utilização do BAUTECH FITA TRINCA para proteção da junção cano-laje, com liberação imediata após aplicação. Recomendação importante: para aplicação é necessário que o local esteja TOTALMENTE SECO, antes de aplicar recomendamos consultar o clima local, sites como, por exemplo, www.climatempo.com.br auxiliam a visualização do clima. Em caso de chuva, aguardar 48 horas para secagem do local.

CONSUMO
Rendimento: cada balde de 12 Kg de BAUTECH MANTA LÍQUIDA aplicado em 3 demãos, conforme recomendado, rende 10 m².

APLICAÇÃO
1ª demão: Após preparo, aplicar o BAUTECH MANTA LÍQUIDA utilizando rolo de textura e/ou trincha. Para aplicação com trincha aplicar apenas em um sentido. Após aplicação aguarda até 6 horas para secagem.
2ª demão: Após secagem da 1ª demão aplicar a segunda demão. Em caso de utilização de trincha mudar sentido da aplicação para o sentido cruzado à anterior. Após aplicação aguarda até 6 horas para secagem.
3ª demão: Após secagem da 2ª demão aplicar a ultima demão. Para aplicação com trincha proceder conforme orientação na demão anterior.
Tubulações: na região das tubulações tratadas a aplicação do BAUTECH MANTA LÍQUIDA deve envolver todo o local, incluindo a parte interna.
Muretas, beirais e cantos: nas muretas e beirais é necessária a aplicação do BAUTECH MANTA LÍQUIDA em toda extensão, inclusive na parte superior. Nos cantos subir a impermeabilização na parede por pelo menos 30 cm.

PROTEÇÃO
Se o local não possuir trafego não é necessário nenhuma proteção mecânica podendo ficar exposto a intempéries. Caso o local impermeabilizado possuir trafego constante, é necessário aplicar uma cobertura mecânica que usualmente é efetuada de duas formas:
Revestimento cerâmico: neste caso é necessário utilizar argamassa colante AC III e fazer a aplicação diretamente sobre a camada impermeabilizada com BAUTECH MANTA LÍQUIDA.
Contra piso: para esta aplicação é necessário utilizar uma camada separadora, que pode ser papel Kraft, geotecido e etc., sendo utilizado sobre a camada impermeabilizada, após efetuar a execução do contra piso.

RECOMENDAÇÕES ESPECIAIS
Caimento:
para evitar acúmulos de água de chuva ou lavagens, é conveniente que a base esteja regularizada com um caimento mínimo de 1% em direção aos ralos e calhas de escoamento, abaixo um desenho ilustrativo. Após promover o caimento, aguardar a cura do produto, devido à cura de produtos cimentícios serem lentas a cada cm de espessura de massa de regularização, aguardar 15 dias para cura, ou seja, 1 cm de regularização aguardar 15 dias de cura, acima de 2 cm de regularização 28 dias para cura.
Porosidade: caso o substrato a ser impermeabilizado, possua alta rugosidade aplicar 1 demão de BAUTECH IMPER-PÓ deixando a superfície o mais plana possível, diminuindo o consumo excessivo. Após aplicação do BAUTECH IMPER-PÓ, aguardar 3 dias para cura.
Correção de fissuras: tratar todas as fissuras, trincas ou imperfeições existentes, utilizando tela de poliéster, fita crepe e BAUTECH MANTA LÍQUIDA.
Para obter praticidade, velocidade e facilidade de aplicação utilizar o BAUTECH FITA TRINCA.
Em caso de imperfeições profundas, utilizar o BAUTECH RAPDEZ para correção
Fixações e bases: tratar todas as fixações metálicas (por exemplo, suporte para antenas) e/ou bases cimentícias (por exemplo, suporte para caixa d`água) existentes, utilizando a tela de poliéster conforme orientações anteriores ou BAUTECH FITA TRINCA, na junção ferro-laje e/ou base cimentícia laje.

CONSIDERAÇÕES
As informações contidas acima são ilustrativas com passos necessários para impermeabilização de lajes, desta forma podem ser modificadas conforme a necessidade e/ou peculiaridade de cada local a ser aplicado, em caso de dúvidas, entrar em contato com Departamento Técnico da BAUTECH.

PRODUTOS UTILIZADOS

Bautech Fita Trinca

Bautech Imper-Pó

Bautech Manta Líquida

Rapdez